DEUS | DIABO | HOMEM
“Regis Iussu Cantio Et Reliqua Canonica Arte Resolut” *

O caminho até uma tarde de chuva e melancolia.

A primeira vez que visitei esta piscina fiquei impressionado com seu tamanho e profundidade. Dentro dela senti-me como em uma espécie de “prisão” – algo de sonho, um cárcere psicológico.
Devido a sua profundidade, só conseguia ver o céu – espécie ambígua de cúpula e infinito.
O oposto do que se vi de fora da piscina - uma vista muito abrangente de paisagem exuberante.

Foi fácil perceber que o que me interessava não era a paisagem e sim a “cela”.
Construímos uma escada para que fosse possível negar a vista, levando as pessoas ao interior desta câmara. Sim, agora câmara para audição de um tema musical, com suas paredes negras, desgaste, lodo, pequenas plantas que autonomamente brotaram ali e o céu.

Pusemos três caixas de som dispostas triangularmente, dentro deste retângulo e dessa forma sugerindo um deslocamento circular de quem ali entrasse. Formas simples que muito me interessavam “graficamente”.

Invenções a Três Vozes.
No dia da primeira visita que fiz a este local. Passei, no caminho, por um sebo de livros onde comprei por mero acaso uma partitura de Bach, e ele (o compositor) já estava povoando meus pensamentos há algum tempo. Além disso, conversei com algumas pessoas sobre este trabalho que estava desenvolvendo e um amigo colocou a Oferenda Musical, também do Bach, para escutarmos e isso resolveu parte do meu caminho.
Eu já estava com vontade de trabalhar com certos conceitos musicais e principalmente o contraponto.
Separei um trecho de poucas notas desta Oferenda e às agrupei pela proximidade que estavam apresentadas na partitura. Gravei estes acordes em um órgão, um a um separadamente.

HOMEM
O órgão, diretamente gerado pela escrita musical de Bach, seria a razão.
Três composições construídas com os acordes que tinham sido agrupados e gravados no órgão. Esticando, dobrando, repetindo.... Cada composição de uma hora e dez minutos, totalizando três horas e meia.

DIABO
Uma guitarra afinada para que suas cordas soltas formassem trítonos (acordes dissonantes). O trítono chamado de “Diabo em Música”. A guitarra foi gravada tendo como regra apenas a duração de cada composição. Uma hora e dez minutos para cada uma das três gravações.

DEUS
Das três vozes a que eu queria exercer o menor controle. Aí estaria a maior porção de acaso de minha composição.
Pedi a artista Luísa Nóbrega que gravasse improvisos vocais, de qualquer espécie e com qualquer duração usando como referência o pequeno trecho de quatro segundos da Oferenda Musical. Posteriormente dobradas, esticadas, ou repetidas até que tivessem a mesma duração das duas outras vozes.

A reverberação acústica da câmara misturaria estes elementos.
Três composições para três vozes.

DEUS DIABO HOMEM

Como a peça foi desenvolvida para um lugar sem assentos, o público naturalmente caminharia pelo espaço “procurando” o melhor lugar. Mais perto de DEUS, do DIABO, ou do HOMEM. Ou ainda tentando encontrar este “centro de equilíbrio” onde os três o tocassem com mesma intensidade. Em um dia de nuvens cinzas, pesadas e sob chuva fina.





http://www.permanenciasedestruicoes.com.br/